Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1937
Título: Flare-up em endondontia: revisão de literatura.
Autor(es): Moreira, Cláudia Lúcia (Orientador)
Nascimento, Wesley Matheus Araújo
Palavras-chave: Flare-up endodôntico
Dor pós-operatória
Endodontia
Data do documento: 27-Jul-2022
Citação: NASCIMENTO, Wesley Matheus Araújo. Flare-up em endondontia: revisão de literatura. Orientador: Cláudia Lúcia Moreira. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: O flare-up é caracterizado pelo edema e dor pós-operatória aguda após horas ou dias depois da intervenção endodôntica. O presente trabalho tem como objetivo efetuar uma revisão de literatura através das evidências científicas disponíveis no período de 2016 a 2022 a respeito dos fatores predisponentes do flare-up endodôntico e as opções de manejo clínico. O flare-up é um termo específico usado para descrever os sintomas característicos de dor intensa e/ou inchaço que ocorre algumas horas ou dias após o tratamento endodôntico. Sua etiologia é multifatorial e está associada aos fatores microbianos, mecânicos e químicos. Além de outras condições e fatores como: dor pré- operatória, elemento dental a ser tratado, número de visitas. A resposta inflamatória de caráter agudo ocorre logo após os tecidos perirradiculares serem lesionados ao longo das sessões do tratamento endodôntico e, independentemente do fator causal, o flare-up está sujeito à gravidade e extensão do dano aos tecidos perirradiculares como também da intensidade da resposta inflamatória do hospedeiro. Para a confecção dessa revisão de literatura, foi realizada uma revisão bibliográfica na plataforma PubMed utilizando-se as palavras-chave (endodontic) AND (flare-up) no dia 16 de Março de 2022. Foram utilizados os seguintes critérios para a inclusão: estudos publicados entre 2016 e 2022, como critérios de exclusão, publicações que pertenciam à categoria de relatos de caso. As medidas preventivas e o seguimento da correta técnica do preparo químico-cirúrgico devem ser adotadas durante a intervenção endodôntica, com a finalidade de impedir a incidência de dor aguda no pós-operatório.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1937
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wesley Matheus Araújo Nascimento.pdf232.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.