Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1971
Título: Leishmaniose visceral canina: relato de caso.
Autor(es): Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Rodrigues, Leticia Maria Alves
Palavras-chave: Alopecia ocular
Hemoparasitose
Leishmania infantum
Data do documento: 18-Ago-2022
Citação: RODRIGUES, Leticia Maria Alves. Leishmaniose visceral canina: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Resumo: A leishmaniose visceral canina é uma doença infecciosa endêmica no Brasil, causada pelo parasita Leishmania Infatum, considerada uma das sete doenças tropicais mais importantes além de representar um grande problema de saúde pública e mesmo assim é negligênciada. Objetiva-se com o presente trabalho relatar o caso de leishmaniose viscerocutânea em uma cadela, sem raça definida, proveniente do bairro Lago Azul encontrada no Novo Gama/Goiás. Devido a extensa área verde, a região pode ser considerada de risco para aparecer o vetor da doença. O paciente apresentava apatia, anorexia, vômitos e feridas sem cicatrização, mesmo mediante tratamento. Foi realizado o exame clínico seguido de exames laboratoriais como hemograma e bioquímicos, que indicaram anemia com trombocitopenia e leucocitose sugestivosde erlichiose. A partir desses exames e o histórico clínico instituiu-se tratamento para erlichiose. Após três meses da primeira consulta, a cadela foi novamente atendida na mesma clínica com queixa de emagrecimento contínuo, presença de feridas não responsivas a nenhum tipo de tratamento, além dealopecia ocular. A suspeita foi de leishmaniose e a partir desse momento foram realizados o teste PAAF de linfonodo submandibular que detectou a presença de formas amastigotas da leishmaniose. O proprietário optou pelo tratamento e o acompanhamento médico, enquanto fosse possível manter a paciente com qualidade de vida. O tratamento de eleição, o miltefosine não foi utilizado pois o tutor não tinha condições financeiras, então foi utilizado apenas o alopurinol associado aos tratamentos paliativos, após meses obedecendo ao tratamento e não obtendo melhoras, foi então solicitada a eutanásia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1971
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia Maria Alves Rodrigues.pdf519.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.