Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2004
Título: O abate de suínos e a importância da atuação do médico veterinário em frigoríficos/abatedouros.
Autor(es): Souza, Stefania Márcia de Oliveira (Orientador)
Fernandes, Fabrícia Costa
Palavras-chave: Carne suína
Doenças zoonóticas
Inspeção
Data do documento: 24-Ago-2002
Citação: FERNANDES, Fabrícia Costa. O abate de suínos e a importância da atuação do médico veterinário em frigoríficos/abatedouros. Orientador: Stefania Márcia de Oliveira Souza. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever a importância do médico veterinário para o público em geral quanto a inspeção durante o processo de abate dos suínos, isso se deve também ao aumento significativo de suinocultores do país e por ser considerado de grande valor econômico, gerando renda aos produtores e aumento do consumo da carne. Para isso, o médico veterinário deve seguir cuidadosamente todas as legislações com o intuito de obter o controle e qualidade da carne suína que será fornecida aos consumidores. Consoante a este, as doenças zoonóticas como cisticercose, salmonelose, erisipela e tuberculose são de elevada importância a serem observadas no abatedouro/frigorífico, evitando que esses agentes cheguem até os seres humanos. Seguindo esta mesma etapa, o médico veterinário cuida desde a documentação no momento da recepção dos suínos para estar ciente sobre doenças, medicações e origem desses animais, além do cuidado em acompanhar e avaliar cada etapa do processo de abate, analisando cuidadosamente possíveis falhas, garantindo a qualidade e inocuidade da carne suína, preservando o bem-estar animal e a saúde dos consumidores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2004
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabrícia Costa Fernandes.pdf526.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.