Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2022
Título: | A avaliação das aprendizagens na educação infantil: contribuições para elaboração do planejamento de aulas. |
Autor(es): | Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador) Souza, Kassyane Rosa de |
Palavras-chave: | Avaliação Educação infantil Planejamento de aula |
Data do documento: | 1-Ago-2022 |
Citação: | SOUZA, Kassyane Rosa de. A avaliação das aprendizagens na educação infantil: contribuições para elaboração do planejamento de aulas. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, que atende crianças de até 5 anos de idade. Entre os processos educacionais que ocorrem nas instituições que recebem estas crianças encontra-se a avaliação das aprendizagens, um dos elementos que integram o planejamento de aulas. Na Educação Infantil, a avaliação possui aspectos próprios e entre eles a não retenção das crianças, assim como a utilização da observação e anotações feitas pelo educador visando o desenvolvimento integral do aluno conforme o prescrito na legislação educacional em vigor. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar as contribuições do processo avaliativo na Educação Infantil para a elaboração do planejamento de aulas. A metodologia empregada para a realização desta investigação foi a pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, analisando-se criteriosamente a literatura publicada a respeito do tema, bem como a legislação atual que trata a respeito da primeira etapa da Educação Básica. As análises destas produções indicaram que o processo avaliativo na Educação Infantil se constitui em um meio de reflexão das práticas educativas e deve estar pautado na observação e reflexão de aspectos próprios do desenvolvimento da criança, utilizando-se de instrumentos e procedimentos avaliativos que evidenciem as aprendizagens das crianças de forma conjunta entre educadores e professores. Além disso, o educador deve atentar-se a finalidade que a Educação Infantil propõe, observando o contexto histórico dessa etapa e buscando afastar práticas assistencialistas e compensatórias que em nada contribuem para o desenvolvimento pleno da criança que é assegurado por lei para essa fase de ensino. Identificou-se ainda que a avaliação nessa etapa é um meio de promover o acompanhamento das aprendizagens e um guia para elaboração do planejamento de aulas, sinalizando estratégias pedagógicas que podem promover o desenvolvimento integral das crianças. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kassyane Rosa de Souza.pdf | 717.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.