Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2174
Título: Instrumentos e procedimentos de avaliação: importância para o processo de ensino-aprendizagem.
Autor(es): Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Beserra, Aline Silva
Palavras-chave: Avaliação
Instrumentos e procedimentos
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 18-Jan-2023
Citação: BESERRA, Aline Silva. Instrumentos e procedimentos de avaliação: importância para o processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Os estudos realizados acerca da avaliação são primordiais para o ensino-aprendizado. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo investigar a importância dos instrumentos e procedimentos de avaliação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa bibliográfica direciona-se a uma abordagem qualitativa, as referências foram obtidas através de diversas fontes, como em revistas e livros virtuais e físicos, leis, que tratam acerca do assunto. As análises indicaram a importância de discutir as principais funções da avaliação, visto que cada uma possui suas particularidades. Vale destacar que o processo avaliativo necessita ser desenvolvido de um jeito que abrace os alunos em suas diferentes características. Além disso, evidenciou-se acerca dos instrumentos e procedimentos de avaliação e a necessidade de diversificá- los como forma de um poder complementar as informações advindas de outros. Notou-se também que instrumentos mal elaborados metodologicamente dificultam o professor a visualizar as aprendizagens dos alunos. Identificou-se ainda que o processo de ensino-aprendizagem acontece através do professor, um grande mediador para que o aluno desenvolva conhecimentos que ainda não conseguiu por conta própria. Observou-se também que o meio influencia diretamente no aprendizado e desempenho do discente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2174
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Silva Beserra.pdf528.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.