Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2176
Título: Educação Infantil: na perspectiva da abordagem Emmi Pikler de 0 a 3 anos.
Autor(es): Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Saldanha, Ana Júlia Dias
Palavras-chave: Emmi Pikler
Autonomia
Brincar livre
Data do documento: 18-Jan-2023
Citação: SALDANHA, Ana Júlia Dias. Educação Infantil: na perspectiva da abordagem Emmi Pikler de 0 a 3 anos. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: A presente pesquisa busca compreender e descrever como ocorre o desenvolvimento dos bebês e crianças bem pequenas por meio da abordagem de Emmi Pikler durante seus 0 a 3 anos, bem como, a importância da organização dos espaços educativos, materiais que são utilizados, o brincar a partir dos princípios desta abordagem. Tem-se como objetivo analisar a abordagem Emmi Pikler e suas contribuições para a educação infantil de 0 a 3 anos. A construção metodológica desta pesquisa possui uma perspectiva qualitativa, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e após a análise documental, utilizando como método para a análise obras de seus interpretes e colaboradores, os pressupostos Falk(2011), Falk (2010), Kálló; Balog (2017), Tardos(2016), Silva (2018) e Soares (2017). Constatou-se, que a abordagem Pikler enfatiza a importância do respeito profundo pelas crianças, bem como a atenção aos direitos fundamentais dos bebês e crianças bem pequenas, considerando uma educação infantil de qualidade, humanizada e dedicada ao reconhecimento da criança como indivíduo para que possa descobrir as diversas formas de se desenvolver e aprender. Considerando que suas necessidades vão além do alimento, da saúde e do brincar. Destacou-se também a importância da figura do adulto no desenvolvimento dos pequenos, que buscam nele a segurança e o respeito para construir a sua trajetória a partir de seus cuidados e acolhimento, sem esquecer do protagonismo e da autonomia da criança.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2176
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Júlia Dias Saldanha.pdf313.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.