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Título: A literatura como recurso pedagógico e o desenvolvimento integral da criança na alfabetização e letramento.
Autor(es): Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Faria, Bárbara Albernaz Alves de
Palavras-chave: Literatura
Recurso pedagógico
Desenvolvimento infantil
Data do documento: 18-Jan-2023
Citação: FARIA, Bárbara Albernaz Alves de. A literatura como recurso pedagógico e o desenvolvimento integral da criança na alfabetização e letramento. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, que aborda a literatura como recurso pedagógico e o desenvolvimento integral da criança na alfabetização e letramento, pois há necessidade de se conhecer como ela contribui para o desenvolvimento infantil, pois impacta o desenvolvimento da criança. O objetivo foi discorrer sobre a literatura como recurso pedagógico quanto à sua contribuição no desenvolvimento integral da criança na alfabetização e letramento, que para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: conhecer as possibilidades de utilização da literatura na escola; listar os benefícios desta utilização para o desenvolvimento infantil; além de discorrer sobre as contribuições da literatura para futuras aprendizagens e a relação com as práticas orais e escritas na escola. A base de dados utilizada foi o Google acadêmico, e aplicou-se os critérios de inclusão em 13 artigos científicos indexados na internet, em língua portuguesa, que foram analisados, e encaixados em três categorias: A utilização da literatura infantil na escola; Benefícios da utilização da literatura ao desenvolvimento infantil; e Contribuições da literatura para futuras aprendizagens e a relação com as práticas orais e escritas na escola. Os resultados apontaram que a literatura infantil ajuda não somente a desenvolver aspectos emocionais, sociais e cognitivos, como também contribuem para a aquisição da capacidade de leitura e escrita. Destaca-se a promoção de um cidadão crítico e atuante tendo como o auxílio as questões emocionais que perpassam as atividades com a literatura, bem como nos processos de alfabetização e letramento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2182
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