Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2182
Título: | A literatura como recurso pedagógico e o desenvolvimento integral da criança na alfabetização e letramento. |
Autor(es): | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Faria, Bárbara Albernaz Alves de |
Palavras-chave: | Literatura Recurso pedagógico Desenvolvimento infantil |
Data do documento: | 18-Jan-2023 |
Citação: | FARIA, Bárbara Albernaz Alves de. A literatura como recurso pedagógico e o desenvolvimento integral da criança na alfabetização e letramento. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, que aborda a literatura como recurso pedagógico e o desenvolvimento integral da criança na alfabetização e letramento, pois há necessidade de se conhecer como ela contribui para o desenvolvimento infantil, pois impacta o desenvolvimento da criança. O objetivo foi discorrer sobre a literatura como recurso pedagógico quanto à sua contribuição no desenvolvimento integral da criança na alfabetização e letramento, que para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: conhecer as possibilidades de utilização da literatura na escola; listar os benefícios desta utilização para o desenvolvimento infantil; além de discorrer sobre as contribuições da literatura para futuras aprendizagens e a relação com as práticas orais e escritas na escola. A base de dados utilizada foi o Google acadêmico, e aplicou-se os critérios de inclusão em 13 artigos científicos indexados na internet, em língua portuguesa, que foram analisados, e encaixados em três categorias: A utilização da literatura infantil na escola; Benefícios da utilização da literatura ao desenvolvimento infantil; e Contribuições da literatura para futuras aprendizagens e a relação com as práticas orais e escritas na escola. Os resultados apontaram que a literatura infantil ajuda não somente a desenvolver aspectos emocionais, sociais e cognitivos, como também contribuem para a aquisição da capacidade de leitura e escrita. Destaca-se a promoção de um cidadão crítico e atuante tendo como o auxílio as questões emocionais que perpassam as atividades com a literatura, bem como nos processos de alfabetização e letramento. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2182 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bárbara Albernaz Alves de Faria.pdf | 236.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.