Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/218
Title: Tratamento endodôntico no dente 85 com limas rotatórias de NITI
Authors: Paulo, Anderson de Oliveira (Orientador)
Silva, Alex Rodrigues
Keywords: Odontopediatria
Dente - decíduo
Endodontia
Issue Date: 11-Oct- 10
Citation: SILVA, Alex Rodrigues. Tratamento endodôntico no dente 85 com limas rotatórias de NITI. Orientador: Anderson de Oliveira Paulo. 2019. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A odontopediatria visa à manutenção dos dentes decíduos, uma vez que estes dentes são de suma importância para uma correta oclusão e dentição permanente na fase adulta. Normalmente, o tratamento endodôntico aplicado à odontopediatria, decorre do aparecimento de lesões cariosas ou traumáticas com envolvimento pulpar. Os casos destes dentes com comprometimento pulpar devem ser analisados através do exame clínico e com auxílio de radiografias. Ademais, é importante analisar se a polpa dental apresenta sinais de pulpite irreversível ou necrose pulpar. Diante disto, o presente trabalho possui como objetivo relatar um caso clínico de um paciente pediátrico, atendido na clínica odontológica da UNICEPLAC, cuja indicação foi de um tratamento endodôntico no elemento 85. Ressalta-se, ainda, que o paciente apresentava fístula na mucosa gengival adjacente. Para solução deste caso clínico, foi necessário um procedimento com isolamento absoluto do campo operatório, bem como a remoção da lesão de cárie. O acesso aos condutos, a retirada do conteúdo necrótico e modelagem do canal foi realizada com o sistema rotatório de NITI ProTaper Next. Os resultados demonstram que, apesar da terapia endodôntica radical de dentes decíduos encontrar algumas dificuldades, pôde-se obter êxito no tratamento ora analisado e o sistema rotatório é uma opção que agrega rapidez e qualidade ao tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/218
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alex_Silva_0004959.pdf115.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.