Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2192
Título: Insegurança alimentar dentro das escolas públicas do Distrito Federal: conceito e impactos sociais.
Autor(es): Castro, Luis Felipe Perdigão de (Orientador)
Nunes, Carolina Rângeli Pereira
Palavras-chave: Insegurança alimentar
Distrito Federal
Escola pública
Data do documento: 18-Jan-2023
Citação: NUNES, Carolina Rângeli Pereira. Insegurança alimentar dentro das escolas públicas do Distrito Federal: conceito e impactos sociais. Orientador: Luis Felipe Perdigão de Castro. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Este artigo discute, de forma panorâmica, a insegurança alimentar dentro das escolas públicas do Distrito Federal. É preciso compreender como isso afeta a alfabetização infantil. O objetivo é analisar, sob aspectos teóricos e com base na bibliografia da Pedagogia, quais são os possíveis reflexos da insegurança alimentar dentro das escolas públicas do Distrito Federal para a alfabetização infantil. Trata-se de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir de artigos disponíveis no google acadêmico, leis e projetos em sites do Senado, da Câmara dos Deputados e do Planalto, plataforma Scielo e outros sites. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir da inclusão de quinze documentos analisados. O TCC se orienta na divisão temática de três categorias: conceito sobre segurança alimentar, processos sociais e econômicos gerados pela pandemia nas escolas públicas e reflexões sobre o problema de pesquisa. Os resultados apontaram que o fator de IA pode prejudicar as crianças em diversas áreas da vida, envolvendo aspectos da psicologia, pedagogia, nutricional, medicina e sociologia. Destaca-se que esses fatores podem prejudicar não somente durante a alfabetização infantil mas ao longo da vida, relacionando também fatores sociais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2192
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Rângeli Pereira Nunes_parcial.pdf97.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.