Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2238
Título: As contribuições da afetividade no processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(es): Silva, Dalmo Rodrigues da (Orientador)
Costa, Maria do Carmo Cavalcanti
Palavras-chave: Afetividade
Transição
Ensino fundamental
Data do documento: 19-Jan-2023
Citação: COSTA, Maria do Carmo Cavalcanti. As contribuições da afetividade no processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Dalmo Rodrigues da Silva. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Este artigo tem como propósito apresentar uma reflexão acerca do processo de transição vivenciado pelas crianças da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental, onde os impactos ocasionados podem ser minimizados por ações afetivas, pois é necessário buscar um equilíbrio entre as mudanças existentes para tornar o ambiente escolar acolhedor. Desta forma, objetiva-se conhecer as contribuições e a relevância da afetividade no processo de transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada por publicações em revistas, acervos de bibliotecas online e documentos oficiais. Os resultados apontaram que a afetividade associada a prática pedagógica contribuem para o desenvolvimento cognitivo do educando, auxiliando na superação dos obstáculos encontrados na vida escolar, além de ser considerada pelos documentos normativos educacionais de grande relevância para o processo de aprendizagem. Destaca-se a importância do papel do docente como mediador nesse processo de passagem para poder oportunizar através da afetividade o reconhecimento do seu educando como um agente ativo na construção do seu conhecimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2238
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria do Carmo Cavalcanti Costa.pdf220.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.