Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2260
Título: | Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo. |
Autor(es): | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Santos, Sabrina Brito dos |
Palavras-chave: | Plano educacional individualizado Ensino e aprendizagem; Autismo |
Data do documento: | 20-Jan-2023 |
Citação: | SANTOS, Sabrina Brito dos. Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | Este artigo trata do Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo, ou seja, aborda a inclusão, e revela a necessidade desse recurso pedagógico que reúne informações importantes do estudante. Neste sentido, o PEI é uma alternativa para planejamento e registro. O objetivo foi conhecer como o PEI auxilia no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo, e para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: descrever as práticas pedagógicas; conhecer os processos de capacitação docente para elaboração do PEI; e compreender a aplicabilidade e importância do PEI para a inclusão. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir das seguintes bases de dados como Scielo e Google Acadêmico, compreendidos no período de 2017 a 2022, além de livros acadêmicos, e legislação. Aplicou-se os critérios de inclusão os quais foram 8 artigos publicados em revistas acadêmicas com ISSN, que foram analisados e encaixados em três categorias: Práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo no ensino regular, Processos de capacitação docente para a elaboração do PEI e A aplicabilidade e importância do PEI para a inclusão de alunos com autismo. Os resultados apontaram que o PEI tem sido um recurso significativo para promoção de um ensino de qualidade que atende à adequação das metodologias e às necessidades de aprendizagem do estudante, entretanto seu uso e implementação requer capacitação dos profissionais da educação para executar um trabalho colaborativo em um ambiente inclusivo e positivo para o aluno. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2260 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sabrina Brito dos Santos.pdf | 205.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.