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Título: Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo.
Autor(es): Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Santos, Sabrina Brito dos
Palavras-chave: Plano educacional individualizado
Ensino e aprendizagem;
Autismo
Data do documento: 20-Jan-2023
Citação: SANTOS, Sabrina Brito dos. Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Este artigo trata do Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo, ou seja, aborda a inclusão, e revela a necessidade desse recurso pedagógico que reúne informações importantes do estudante. Neste sentido, o PEI é uma alternativa para planejamento e registro. O objetivo foi conhecer como o PEI auxilia no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo, e para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: descrever as práticas pedagógicas; conhecer os processos de capacitação docente para elaboração do PEI; e compreender a aplicabilidade e importância do PEI para a inclusão. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir das seguintes bases de dados como Scielo e Google Acadêmico, compreendidos no período de 2017 a 2022, além de livros acadêmicos, e legislação. Aplicou-se os critérios de inclusão os quais foram 8 artigos publicados em revistas acadêmicas com ISSN, que foram analisados e encaixados em três categorias: Práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo no ensino regular, Processos de capacitação docente para a elaboração do PEI e A aplicabilidade e importância do PEI para a inclusão de alunos com autismo. Os resultados apontaram que o PEI tem sido um recurso significativo para promoção de um ensino de qualidade que atende à adequação das metodologias e às necessidades de aprendizagem do estudante, entretanto seu uso e implementação requer capacitação dos profissionais da educação para executar um trabalho colaborativo em um ambiente inclusivo e positivo para o aluno.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2260
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