Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2263
Título: | Metodologia ativa na educação infantil: contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança. |
Autor(es): | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Leonardo, Stephane Monique de Sousa |
Palavras-chave: | Metodologia ativa Educação infantil Desenvolvimento integral |
Data do documento: | 20-Jan-2023 |
Citação: | LEONARDO, Stephane Monique de Sousa. Metodologia ativa na educação infantil: contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sobre a metodologia ativa na Educação Infantil e contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança, partindo do pressuposto que é uma forma de oportunizar à criança aprendizagens de acordo com a realidade, que desenvolvem autonomia, responsabilidade, capacidades emocionais, cognitivas e sociais. O objetivo foi conhecer como a metodologia ativa na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, e para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: conhecer as metodologias ativas aplicadas na Educação Infantil; discorrer sobre os benefícios da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na educação; e levantar os principais desafios na implementação de metodologias ativas de aprendizagem por projetos na Educação infantil. A partir da busca em bases de dados a partir do Google Acadêmico, aplicou-se os critérios de seleção do estudo, de nove artigos científicos indexados na internet, dos últimos cinco anos, publicados em língua portuguesa, que após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados e encaixados os dados em três categorias para leitura e registros dos dados: as metodologias ativas; benefícios da metodologia por projetos, e principais desafios na implementação na Educação Infantil. Os resultados apontaram que a metodologia ativa pode estimular as crianças na resolução de problemas, motivá-las e ajudá-las no desenvolvimento integral por meio da aprendizagem por projetos, por ser eficaz na Educação Infantil, sendo a mais utilizada. Para isso, há necessidade de formação continuada dos professores, a fim de que proporcione às crianças momentos mais desafiadores na busca do conhecimento. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2263 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Stephane Monique de Sousa Leonardo.pdf | 176.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.