Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2265
Título: | A importância da afetividade no ensino-aprendizagem de jovens e adultos. |
Autor(es): | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) Abreu, Suellen Costa de |
Palavras-chave: | Afetividade Ensino-aprendizagem Ensino de Jovens e Adultos (EJA) |
Data do documento: | 20-Jan-2023 |
Citação: | ABREU, Suellen Costa de. A importância da afetividade no ensino-aprendizagem de jovens e adultos. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | A afetividade é um dos primeiros sentimentos que um ser humano pode vivenciar. Sabendo disso, o professor constrói laços de afeto e amizade com seus alunos, em uma busca de melhoria do desempenho dos alunos em sala de aula. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a afetividade possui características parecidas com os anos iniciais, em vista de tornar a sala de aula um local seguro e com respeito, onde os alunos consigam se expressar e participar de maneira ativa. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise de estudos que demonstrem a importância da afetividade na Educação de Jovens e Adultos. O estudo abordado trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado a metodologia de levantamento bibliográfico, sendo realizado nas plataformas acadêmicas SciELO, Google Acadêmico, Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, além dos trabalhos acadêmicos das bibliotecas de universidades brasileiras. O recorte temporal no período buscou fontes publicadas entre 2015 e 2022. No estudo realizado encontrou-se 16 estudos que mostram a importância da afetividade no ensino aprendizagem de Jovens e Adultos. Diante dos fatos mencionados, a afetividade é uma aliada, de grande importância e relevância, e é vista como uma ferramenta pedagógica que evita a evasão escolar, além de estabelecer relações de amizade, afeto e companheirismo entre o professor e aluno. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2265 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Suellen Costa de Abreu_parcial.pdf | 97.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.