Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2265
Título: A importância da afetividade no ensino-aprendizagem de jovens e adultos.
Autor(es): Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Abreu, Suellen Costa de
Palavras-chave: Afetividade
Ensino-aprendizagem
Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Data do documento: 20-Jan-2023
Citação: ABREU, Suellen Costa de. A importância da afetividade no ensino-aprendizagem de jovens e adultos. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: A afetividade é um dos primeiros sentimentos que um ser humano pode vivenciar. Sabendo disso, o professor constrói laços de afeto e amizade com seus alunos, em uma busca de melhoria do desempenho dos alunos em sala de aula. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a afetividade possui características parecidas com os anos iniciais, em vista de tornar a sala de aula um local seguro e com respeito, onde os alunos consigam se expressar e participar de maneira ativa. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise de estudos que demonstrem a importância da afetividade na Educação de Jovens e Adultos. O estudo abordado trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado a metodologia de levantamento bibliográfico, sendo realizado nas plataformas acadêmicas SciELO, Google Acadêmico, Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, além dos trabalhos acadêmicos das bibliotecas de universidades brasileiras. O recorte temporal no período buscou fontes publicadas entre 2015 e 2022. No estudo realizado encontrou-se 16 estudos que mostram a importância da afetividade no ensino aprendizagem de Jovens e Adultos. Diante dos fatos mencionados, a afetividade é uma aliada, de grande importância e relevância, e é vista como uma ferramenta pedagógica que evita a evasão escolar, além de estabelecer relações de amizade, afeto e companheirismo entre o professor e aluno.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2265
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suellen Costa de Abreu_parcial.pdf97.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.