Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2380
Título: Análise de alterações urinárias nas diferentes formas de hanseníase atendidas no ambulatório.
Autor(es): Veiga, Joel Paulo Russomano (Orientador)
Ghani, Akianni Tavares
Paula, Ana Luíza Ribeiro de
Palavras-chave: Hanseníase
Glomerulopatia
Data do documento: 14-Fev-2023
Citação: GHANI, Akianni Tavares; PAULA, Ana Luíza Ribeiro de.Análise de alterações urinárias nas diferentes formas de hanseníase atendidas no ambulatório. Orientador: Joel Paulo Russomano Veiga. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: O envolvimento renal na Hanseníase aumenta a morbi-mortalidade destes pacientes e o seu diagnóstico prematuro pode proporcionar intervenções precoces que garantam a sobrevida do paciente. Objetivos: detecção do envolvimento glomerular em pacientes portadores de Hanseníase, estabelecendo correlação entre o envolvimento glomerular e as formas de Hanseníase, entre o envolvimento glomerular e variáveis como: tempo de doença, índice baciloscópico, poliquimioterapia em uso, entre o envolvimento glomerular e evidência de estados reacionais. Material e Método: estudo transversal observacional com pacientes maiores de 18 anos portadores de Hanseníase atendidos no ambulatório de hanseníase do HUB que aceitarem participar do estudo e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os dados clínicos dos pacientes foram armazenados no programa Excel e foram analisados de forma descritiva. Resultados: Não foi encontrado hematúria, proteinúria e cilindrúria nos exames dos pacientes. Apenas dois pacientes multibacilares cursaram com leucocitúria. Apenas quatro pacientes apresentaram redução discreta da eTFG, calculada pela fórmula DKPEDI. Não houve correlação entre tempo de doença e níveis mais elevados de creatinina sérica e a baciloscopia não demonstrou ligação com nível de lesão renal. Conclusão: Acreditamos que a baixa porcentagem de alterações renais encontradas na amostra não reflita o real peso do comprometimento renal na Hanseníase e que essa maquiagem foi consequência do pequeno volume de dados coletados e que 100% dos pacientes estavam em tratamento específico para hanseníase.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2380
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Akianni Tavares Ghani_ Ana Luíza Ribeiro de Paula_parcial.pdf118.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.