Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2421
Título: Análise do perfil epidemiológico da população idosa com HIV/aids no Brasil: uma revisão integrativa.
Autor(es): Cunha, Alessandro Ricardo Caruso da (Orientador)
Conceição, Ana Luiza Veloso da
Lima, Nathália Nóbrega
Palavras-chave: HIV
Epidemiologia
Idoso
Data do documento: 23-Fev-2023
Citação: CONCEIÇÃO, Ana Luiza Veloso da; LIMA, Nathália Nóbrega. Análise do perfil epidemiológico da população idosa com HIV/aids no Brasil: uma revisão integrativa. Orientador: Alessandro Ricardo Caruso da Cunha. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: O estudo objetiva sistematizar, analisar e sintetizar o conhecimento científico acumulado sobre o perfil epidemiológico do HIV/aids na população idosa brasileira e os fatores de risco modificáveis associados à maior vulnerabilidade dessa população. Trata-se de uma revisão integrativa que utilizou como bancos de dados PubMed, BVS, Scielo, LILACS e MEDLINE. Os descritores utilizados, de acordo com o DeCS/MeSH, foram “aged”, “citrato de sildenafila”, “diagnóstico da infecção pelo HIV”, “health profile”, “HIV”, “HIV seropositivity”, “idosos”, “perfil de saúde”, “pessoa idosa”, “população idosa”, “sexo sem proteção”, “soroconversão para HIV” e “soropositividade para HIV”. De 479 artigos encontrados, excluíram-se os trabalhos duplicados; não relacionados ao escopo do trabalho; sem texto completo disponível gratuitamente; que abordam população menor de 60 anos de idade; e publicados em idiomas que não sejam inglês e português. Ao final, 11 artigos foram selecionados para compor o trabalho final. A análise dos estudos mostrou que o perfil epidemiológico dos idosos com HIV/aids é caracterizado por indivíduos do sexo masculino, com idade entre 60 e 65 anos, de baixa escolaridade, de orientação sexual heterossexual e casados. Esses dados vão ao encontro das informações disponíveis no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (MS). Conclui- se que o processo de envelhecimento da epidemia de HIV/aids é resultado da carência de informações a respeito da doença nessa faixa etária e nos profissionais de saúde.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2421
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Luiza Veloso da Conceição_Nathália Nóbrega Lima_parcial.pdf148.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.