Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/242
Título: | Depressão infantil. |
Título(s) alternativo(s): | Child depression. |
Autor(es): | Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador) Ferreira, Renan Bezerra (Coorientador) Alexandre, Kelly Santiago Miranda |
Palavras-chave: | Depressão infantil Odontologia - sintomatologia Odontologia - diagnóstico Odontologia - tratamento Saúde da família |
Data do documento: | 18-Nov-2019 |
Citação: | ALEXANDRE, Kelly Santiago Miranda. Depressão infantil. Orientador: Letícia Diniz Santos. 2019. 5f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019. |
Resumo: | A depressão infantil é uma patologia que afeta crianças, podendo interferir no seu processo de desenvolvimento. São várias as causas para esta doença, entre elas destacam-se os problemas familiares. O qual acaba acarretando distúrbios emocionais, transtorno de humor, fatores cognitivos, comportamentais, fisiológicos, sociais, econômicos e até religiosos. Para um tratamento eficaz, é importante que seja diagnosticada o mais cedo possível. Portanto a primeira opção sempre será a psicoterapia. O tratamento está relacionado ao nível de depressão e de comprometimento que ela acarreta. Quando a depressão sofrida pela criança for diagnosticada na fase inicial é possível trabalhar em psicoterapia, através da qual a criança pode ter um suporte para que tenha alívio e seu humor melhore, mas, se a depressão for percebida a longo prazo, pode-se fazer necessário também a interação medicamentosa. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura sobre os aspectos mais relevantes sobre a depressão infantil, suas manifestações, diagnóstico e tratamento, incluindo fatores que podem ajudar o profissional sobre o correto diagnóstico. Conclui-se que o diagnóstico quando realizado na fase inicial, reduz possíveis danos ao desenvolvimento da criança, pois a depressão infantil tem o poder de prejudicar várias áreas do desenvolvimento psicomotor, cognitivo-comportamental. E o melhor tratamento é a atenção preventiva às manifestações comportamentais das crianças, visto que, depressão deve ser trabalhada rapidamente, com avaliação a cada tipo de tratamento mais adequado ao caso. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/242 |
Aparece nas coleções: | Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kelly_Alexandre_0006188.pdf | 465.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.