Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2435
Título: Cardiomiopatia hipertrófica e doença arterial coronariana: o mal dos atletas de alta performance.
Autor(es): Cunha, Marco Antônio Alves (Orientador)
Mota, Gabriel Carneiro Santana da
Matos, Pedro Soares
Palavras-chave: Atletas
Cardiomiopatia hipertrófica
Doença da artéria coronariana
Data do documento: 24-Fev-2023
Citação: MOTA, Gabriel Carneiro Santana da; MATOS, Pedro Soares. Cardiomiopatia hipertrófica e doença arterial coronariana: o mal dos atletas de alta performance. Orientador: Marco Antônio Alves Cunha. 2022. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Introdução: A cardiomiopatia hipertrófica é definida como uma doença autossômica dominante que reflete em um coração hipertrofiado assimetricamente. A doença arterial coronariana é caracterizada pelo conjunto de isquemias miocárdicas, causadas pela ruptura das placas ateroscleróticas. As duas doenças são as principais causas de morte súbita em atletas de alta performance. Objetivos: Compreender o motivo dos atletas de alta performance que são portadores de cardiomiopatia hipertrófica ou a doença arterial coronariana sofrerem de morte súbita. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE)/PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Biblioteca Cochrane e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para a busca dos artigos, foram utilizadas palavras-chave presentes no Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings (DeCS/MeSH), utilizando-se do seguinte esquema: "coronary artery disease" AND "hypertrophic cardiomyopathy" AND "high performance" AND "athletes" OR "Athlete" OR "Professional Athlete". Foram selecionados artigos dos últimos 20 anos, nos idiomas inglês e português. Resultados: A realização do eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma (ECO) são fundamentais para ajudar no diagnóstico de ambas as doenças, por isso, vemos a importância de uma equipe desportiva atenta rotineiramente na vida dos atletas de alta performance. Uma boa orientação sobre a rotina de exercícios para pacientes já diagnosticados é fundamental para evitar riscos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2435
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Carneiro Santana da Mota_Pedro Soares Matos_parcial.pdf191.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.