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Título: Síndrome da criança espancada: aspectos clínicos e os impactos biopsicossociais.
Autor(es): Barbosa, Marcello Oliveira (Orientador)
Mazzocco, Camila Any
Porto, Marianna de Souza
Palavras-chave: Síndrome da criança espancada
maus-tratos infantis
revisão
Data do documento: 24-Fev-2023
Citação: MAZZOCCO, Camila Any; PORTO, Mariana de Souza. Síndrome da criança espancada: aspectos clínicos e os impactos biopsicossociais. Orientador: Marcello Oliveira Barbosa. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: A síndrome da criança espancada é aquela em que a criança é vítima de um trauma físico não acidental provocado, geralmente, por uma ou mais pessoas responsáveis por seu cuidado. Dessa forma, os objetivos deste trabalho é analisar e sintetizar o conhecimento científico sobre os impactos, tais como fatores de risco, além dos principais aspectos clínicos e condutas médicas, com abordagem biopsicossocial em situações da Síndrome da Criança Espancada. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura no PubMed e SciELO com os descritores: “Battered Child Syndrome” e “Child Abuse”. Utilizou-se filtros: artigos de revisão, análises, publicações entre 2000 e 2022 e os idiomas inglês, português e espanhol. Essa seleção dos artigos foi finalizada ao final do mês de maio de 2022. Apresentação: Fatores importantes em relação ao risco de violência foramidentificados como baixos status econômico, sexo feminino, educação primária do familiar/cuidador. Adiante, existem lesões consideradas comuns entre crianças que são agredidas fisicamente, os locais no corpo geralmente são específicos e não sujeitos a lesões justificáveis.Tal situação é motivo de alerta para médicos e demais profissionais da saúde que passam por situações de atendimentos com queixas de abusos, principalmente em casos avaliados como risco alto de reincidência desses maus-tratos. Considerações finais: Visto que a prevalência é elevada e queas consequências advindas de abuso infantil são significativamente graves e negativas, os profissionais necessitam de estratégias e informações para que a identificação dos casos seja eficaz e exata.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2465
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