Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/247
Título: Hipomineralização molar incisivo: tratamento restaurador e estético.
Título(s) alternativo(s): Molar Incisor Hipomineralization: restorer and aesthetic treatment.
Autor(es): Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Silva, Hanna Patrícia Ganim Pereira da (Coorientador)
Araújo, Marcus Vinícius Silva
Palavras-chave: Desmineralização dentária
Hipersensibilidade dentinária
Descoloração de dente
Estética dentária
Data do documento: 1-Nov-2019
Citação: ARAUJO, Marcus Vinícius Silva. Hipomineralização molar incisivo: tratamento restaurador e estético. Orientador: Marcus Vinícius Silva Araujo. 2019. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Resumo: A hipomineralização molar incisivo é uma alteração qualitativa de origem genética que afeta o esmalte dentário. Clinicamente, apresentam-se opacidades demarcadas maiores que 1mm, branco-amareladas ou acastanhadas que envolvem primeiros molares permanentes e ocasionalmente, incisivos, geralmente acompanhadas de hipersensibilidade dentária, esmalte fragilizado e alta susceptibilidade á cárie. De considerável prevalência mundial (2-40%) e etiologia incerta, a HMI ainda é um desafio na rotina dos cirurgiões dentistas, uma vez que interfere na qualidade de vida dos pacientes e apresenta peculiaridades quanto ao correto tratamento e prognóstico. O sucesso do tratamento restaurador depende diretamente do correto diagnóstico e planejamento aliados à aplicação das técnicas adequadas. Desta forma, este estudo tem como objetivo revisar a literatura atual sobre o diagnóstico, abordagem e atendimento clínico correto ao portador de HMI, avaliando os diversos tratamentos disponíveis para a melhora da qualidade do atendimento clinico e da vida do paciente. Evidenciou-se nesta revisão que, apesar da gama de materiais restauradores disponíveis, observou-se que a maioria deles apresenta alguma limitação em relação a HMI. Á respeito do controle da hipersensibilidade, o fluoreto de sódio ainda é a opção de melhor custo benefício. A correção estética dos manchamentos relaciona-se diretamente com a melhora da qualidade de vida, e o uso de técnicas pouco invasivas foi uma opção eficaz para obtenção de bons resultados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/247
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus_Araújo_0004888.pdf737.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.