Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2519
Título: Aspectos clínicos-terapêuticos da leishmaniose visceral canina.
Autor(es): Ferreira, Ana Raquel de Araujo (Orientador)
Souza, Alexia Yanka Torres de
Palavras-chave: Leishmaniose
Imunoterapia
Clínico-patológicos
Data do documento: 15-Mar-2023
Citação: SOUZA, Alexia Yanka Torres de. Aspectos clínicos-terapêuticos da leishmaniose visceral canina. Orientador: Ana Raquel de Araujo Ferreira. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Resumo: O presente artigo visa contribuir para o entendimento dos fatores que envolvem a Leishmaniose visceral canina desde alterações clínicas causada pela doença, forma de prevenção e controle, até tratamento com o auxílio de imunomoduladores e imunoterapia. Em regiões endêmicas para leishmaniose visceral canina, o maior desafio enfrentado atualmente é a detecção de animais infectados e assintomáticos, uma vez que representam um grande fator de risco para a manutenção da infecção. Portanto, o diagnóstico baseado em testes mais sensíveis e específicos pode ser uma solução ao controle dessa doença. Exames sorológicos que possam identificar animais expostos, infectados ou infecciosos, são excelentes ferramentas para a detecção de animais nessa condição clínica nas áreas de alto risco devido a sua alta sensibilidade. Entre os marcadores clínico-patológicos que podem contribuir para a percepção de infecção por Leishmania estão os exames hematológicos e bioquímicos, os quais, associados a testes específicos, podem determinar o diagnóstico precoce e seguro. O tratamento de cães infectados ou infecciosos utilizando vacinas vem despertando interesse por pesquisadores em todo o mundo. O tratamento tem o objetivo de diminuir a carga parasitária do animal infectado, interrompendo, dessa forma, o ciclo de transmissão da doença. O médico veterinário deve conscientizar a população sobre as medidas preventivas da doença, alertando sobre a utilização de repelentes adequados e a vacinação preventiva dos animais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2519
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexia Yanka Torres de Souza.pdf447.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.