Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2521
Título: Carcinoma em cavidade nasal de cão: relato de caso.
Autor(es): Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Galvão, Ana Carolina Marques
Palavras-chave: Neoplasia
Malignidade
Trepanação nasal
Data do documento: 15-Mar-2023
Citação: GALVÃO, Ana Carolina Marques. Carcinoma em cavidade nasal de cão: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Resumo: O carcinoma de cavidade nasal é uma neoplasia maligna, originada do epitélio de revestimento nasal. A lesão é mais prevalente em pacientes entre 9 e 10 anos, do sexo macho, de raça dolicocéfalas, que vivem em regiões urbanizadas e sofrem exposição crônica aos carcinógenos do ambiente. Os sinais clínicos incluem corrimento nasal, epistaxe, espirros, lacrimejamento exacerbado devido a obstrução dos ductos nasolacrimais, e em casos mais avançados, deformidade facial. O presente relato objetiva explanar sobre um canino, macho, jovem, apresentando desconforto na face e epistaxe recorrente. Diante dos achados clínicos e histopatológicos, o paciente foi diagnosticado com carcinoma solido tubular em cavidade nasal. Para um melhor planejamento do procedimento cirúrgico excisional do tecido tumoral, foi previamente necessário obter um molde tridimensional em escala real do crânio impresso em 3D, por meio das imagens da tomografia computadorizada, sendo uma replica fidedigna do crânio do paciente relatado. O procedimento escolhido foi a trepanação nasal associada a eletroquimioterapia, seguido de terapia quimioterápica em 4 sessões. Em pacientes diagnosticados com carcinoma de cavidade nasal, o prognóstico vai depender do tipo histológico, tamanho e localização do tumor, se foi possível a excisão cirúrgica completa e do estágio clínico em que estes foram diagnosticados. Neste caso, se trata de um prognóstico reservado devido à capacidade de invasão local, infiltração e rápida proliferação do carcinoma sólido tubular em fossa nasal. A escolha dessa modalidade terapêutica foi fundamental na regressão do tumor, prolongando o tempo de sobrevida do paciente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2521
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Marques Galvão.pdf873.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.