Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2523
Título: Uso do plasma rico em plaquetas associado ao ácido hialurônico no tratamento de osteoartrite em equinos.
Autor(es): Varanda, Luis Fernando de Oliveira (Orientador)
Aguiar, Ana Luiza Moura de
Palavras-chave: Cartilagem
Articulação
Equino
Data do documento: 15-Mar-2023
Citação: AGUIAR, Ana Luiza Moura de. Uso do plasma rico em plaquetas associado ao ácido hialurônico no tratamento de osteoartrite em equinos. Orientador: Luis Fernando de Oliveira Varanda. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Resumo: Cavalos atletas são submetidos à intensos treinamentos, e estão susceptíveis a lesões musculoesqueléticas geradas por traumas e sobrecarga biomecânica, principalmente as que acometem as articulações, como a osteoartrite, doença progressiva e degenerativa da cartilagem articular, a qual possui desafios em seu tratamento: a falta de vascularização do tecido acometido, e baixa capacidade intrínseca de reparo. Neste sentido, um tratamento que tem se mostrado promissor é o plasma rico em plaquetas (PRP), um componente autógeno de fácil obtenção e baixo custo, além de fornecer grande concentração de plaquetas e fatores de crescimento, capazes de modular a reparação tecidual, uma vez que produzem quimiotaxia, proliferação e diferenciação celular, neovascularização e deposição de matriz extracelular. Além disso, a associação do ácido hialurônico também pode auxiliar promovendo ação mecânica lubrificante à articulação. O presente trabalho, realizado a partir de revisão de literatura, objetiva dissertar sobre a utilização do PRP associado ao ácido hialurônico no tratamento de osteoartrite demonstrando sua eficácia através de um relato de caso, onde foi instituída uma injeção intralesional de PRP obtido pelo método manual, associada à aplicação de ácido hialurônico e exercícios controlados ao passo por 7 dias. O uso do PRP associado ao ácido hialurônico mostrou-se eficaz no tratamento de osteoartrite, com ótima evolução clínica e reestabelecimento da funcionalidade do membro, possibilitando o retorno do animal aos treinos e competições.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2523
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Luiza Moura de Aguiar.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.