Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/256
Título: Manchas de tetraciclina x dentinogênese imperfeita.
Título(s) alternativo(s): Tetracycline stains x dentinogenesis imperfecta.
Autor(es): Machado, Iury Machado (Orientador)
Brandão, Wesley
Palavras-chave: Tetraciclina
Dentinogênese
Odontogênese
Data do documento: 6-Nov-2019
Citação: BRANDÃO, Wesley. Manchas de tetraciclina x dentinogênese imperfeita. Orientador: Manchas de tetraciclina x dentinogênese imperfeita. 2019. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Resumo: Em diferentes fases da odontogênese ocorrem alterações dentárias que podem apresentar-se clinicamente de inúmeras formas, variando entre alterações morfológicas da estrutura dental e pequenas mudanças de cor, fazendo com que o diagnóstico diferencial dessas patologias seja dificultado. Dentre algumas alterações dentinárias pode-se citar a dentinogênese imperfeita que é uma forma localizada de displasia mesodérmica da dentina que afeta ambas as dentições, clinicamente, os dentes apresentam mudança de cor e perda de esmalte com consequente abrasão do tecido dentinário subjacente ficando uma superfície dentinária lisa e polida com perda da dimensão vertical. Pode-se citar também o manchamento interno do dente devido ao uso de tetraciclinas durante o período de formação do germe dentário, o que causa bastante incomodo estético ao paciente. A tetraciclina é um antibiótico utilizado para combater infecções como pneumonia, faringite, dentre outras. Durante a gravidez, amamentação e para crianças com menos de oito anos de idade o uso é contraindicado por produzir pigmentação dos dentes. Por apresentar uma ampla variedade de características clínicas, geralmente o diagnóstico de cada alteração pode ser dificultado, para que não haja erros na execução do planejamento, faz-se necessário a coleta de informações durante a anamnese, que é de suma importância, assim como é fundamentalum bom exame clínico, é essencial que o profissional saiba realizar seu diagnóstico precoce, tendo em vista o melhor tratamento conservador, que preserve estrutura dentária, além de restabelecer a função mastigatória e a estética do paciente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/256
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wesley_Brandão_0004798.pdf485.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.