Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2576
Título: Distúrbios digestórios em psitacídeos: revisão de literatura.
Autor(es): Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Feitosa, Daniel dos Santos
Palavras-chave: psitaciformes
metabolismo de lipídios
manejo nutricional
Data do documento: 16-Mar-2023
Citação: FEITOSA, Daniel dos Santos. Distúrbios digestórios em psitacídeos: revisão de literatura. Orientador: Fabiana Fonseca do Carmo. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Os psitacídeos são bastante sociáveis e possuem grande capacidade de interagir com os seres humanos, sua vocalização e suas variedades de cores e tamanho foram fundamentais para a domesticação deste grupo de seres vivos. As aves possuem exigências nutricionais difíceis de serem mantidas quando criadas em cativeiro, o gasto de energia é inferior ao utilizado na natureza e a falta de conhecimento de seus tutores podem originar alguns distúrbios alimentares, tais como: a hipervitaminose D, hipovitaminose A, obesidade e a lipidose hepática. O objetivo deste trabalho foi abordar uma revisão de literatura a respeito dos distúrbios metabólicos digestórios abordando principalmente a lipidose hepática em psitacídeos. Foi observado que a lipidose hepática é uma das doenças nutricionais mais frequentes observadas em aves de estimação, pois a dieta rica em gordura que essas aves normalmente consomem leva à presença de gordura no fígado. Um elevado nível de gordura pode comprometer o metabolismo normal da ave, inviabilizar o funcionamento de seus órgãos e sujeitar a ave à doença secundária. As doenças de cunho nutricional contam com sinais clínicos similares e dificilmente apenas o exame clínico possibilita o diagnóstico de quais nutrientes se apresentam em falta ou excesso. Assim, o histórico da ave acompanhado dos exames de bioquímico e hemograma facilitará o diagnóstico do distúrbio. O tratamento exige a readaptação alimentar com dieta de baixo teor de gorduras seguido do enriquecimento ambiental para que a ave possa gastar energia forrageando. A lipdose hepática é uma doença muito frequente na rotina das clínicas veterinárias, o que necessita de estudos mais aprofundadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2576
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel dos Santos Feitosa.pdf455 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.