Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2578
Title: Ações do Médico Veterinário do Serviço Oficial no abate de animais positivos para tuberculose em frigorífico do Distrito Federal.
Authors: Sousa, Stefania Márcia de Oliveira (Orientador)
Lozino, Dioclécio Fernando Luciano
Keywords: Saúde pública
Abate sanitário
zoonoses
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: LOZINO, Dioclécio Fernando Luciano. Ações do Médico Veterinário do Serviço Oficial no abate de animais positivos para tuberculose em frigorífico do Distrito Federal. Orientador: Stefania Márcia de Oliveira Sousa. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas dos animais para os seres humanos, podem ser bacterianas, virais, parasitárias ou podem envolver agentes não convencionais. A tuberculose bovina, ocasionada pelo Mycobacterium bovis, é uma doença com significativo impacto econômico e social. Trata-se de doença crônica e difícil diagnóstico, o que favorece sua persistência a longo prazo no rebanho e a transmissão ao homem. As inspeções ante e post mortem de bovinos de abate são projetadas para identificar animais suspeitos para tuberculose e garantir que o produto final seja seguro para consumo humano. Assim, este estudo buscou descrever o processo de abate dos bovinos e as ações do médico veterinário (MV) do serviço de inspeção oficial quando do abate de animais positivos para tuberculose. Foi acompanhado o abate de 12 animais em um frigorífico no Distrito Federal. A pesquisa tem natureza qualitativa e pôde trazer informações sobre a importância do acompanhamento do MV em todas as fases do processo de abate sanitário.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2578
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dioclécio Fernando Luciano Lozino.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.