Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2585
Title: Análise quantitativa de suplemento mineral comercial para bovinos de corte na região do DF e GO: estudo de caso.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Mendes, Júlia Yvelise Silva
Keywords: Bovinos
Suplementação
Minerais
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: MENDES, Júlia Yvelise Silva. Análise quantitativa de suplemento mineral comercial para bovinos de corte na região do DF e GO: estudo de caso. Orientador: Fabiana Fonseca do Carmo. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Considerando que a maioria dos bovinos em sistemas de criação no Brasil passam a maior parte da sua vida se alimentando de espécies forrageiras, tem-se a necessidade de fornecer aos animais um aporte de nutrientes a fim suprir suas exigências de manutenção e de produção. Para que se possa explorar o melhor desempenho da produção animal, a suplementação mineral surgiu como estratégia desse déficit nutricional dos animais em pastagens e, com isso a suplementação feita de forma adequada, possibilita a mantença e ganho de peso do rebanho, tornando a atividade mais lucrativa. Em 2021, o volume de vendas de suplementos minerais para pecuária no Brasil atingiu 2,55 milhões de toneladas, com crescimento de 6,6% sobre 2020, sendo que o total de animais suplementados também evoluiu bem, com aumento de 5,6%. Este trabalho teve como objetivo fazer uma avaliação quantitativa de doze estratégias de suplementação mineral com o intuito de demonstrar a alternância de vendas entre janeiro e setembro de 2022. Os dados para essa análise foram coletados em uma empresa agropecuária de grande porte, designada como uma fabricante e distribuidora de fertilizantes e produtos de nutrição animal. A avaliação foi realizada com 12 produtos do portifólio, sendo todos suplementos minerais voltados para gado de corte, vendidos na região do GO e DF. Diante dos resultados, foi possível observar que houve variações no quantitativo de vendas durante todo o período estudado, com aumento significativo na estação da seca.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2585
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Júlia Yvelise Silva Mendes_parcial.pdf321.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.