Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2612
Título: Superior Tribunal de Justiça decide que incidem IR e CSLL sobre correção monetária de aplicação.
Autor(es): Furlan, Fernando de Magalhães (Orientador)
Souza, Cícero Domiciano dos Santos
Palavras-chave: STJ
IR
Inflação
Data do documento: 19-Jul-2023
Citação: SOUZA, Cícero Domiciano dos Santos. Superior Tribunal de Justiça decide que incidem IR e CSLL sobre correção monetária de aplicação. Orientador: Fernando de Magalhães Furlan. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: Este artigo busca visualizar de maneira critica a decisão do Superior Tribunal de Justiça que entendeu por tributar com o Imposto de Renda aportes de investimentos que buscam unicamente corrigir a ação corrosiva da inflação. Têm-se como parâmetros recentes julgados e decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal que mudaram suas jurisprudências sobre o tema recentemente. Tal conjectura prejudica o contribuinte na medida que seus ganhos não superam o índice inflacionário, fazendo com que, mesmo que aparentemente tenha um acréscimo patrimonial (valor nominal), não terá um verdadeiro aumento de sua renda (valor real). Assim, além de não ter ganho o bastante para passar a inflação do período, fazendo com que seus custos aumentem sem uma contraprestação igual ou maior, terá que pagar os impostos devido. Ou seja, o contribuinte perde duas vezes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2612
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cícero Domiciano dos Santos Souza_parcial.pdf159.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.