Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/265
Title: Cuidados de enfermagem ao idoso com fratura de fêmur.
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Vieira, Meiriodaich Alves
Keywords: Fratura - fêmur
Envelhecimento
Enfermagem - cuidado
Issue Date: 14-Jan-2020
Citation: VIEIRA, Meriodaich Alves. Cuidados de enfermagem ao idoso com fratura de fêmur. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Estudos recentes comprovam o envelhecimento da população brasileira em um índice elevado até o ano de 2050. Há uma preocupação quanto a fratura proximal de fêmur em idosos, e o alto custo do tratamento antes, durante e após o processo cirúrgico, assim como a elevada taxa de morbidade e mortalidade entre os idosos, acometidos por fratura proximal do fêmur. A hospitalização destes pacientes geralmente é longa e a probabilidade de complicações pós operatória é alta. Este Estudo teve o objetivo de realizar o levantamento da assistência prestada ao idoso com fratura de fêmur, como contribuição para diminuição do período de internação, utilizando a pesquisa integrativa. Os critérios de inclusão foram os artigos publicados e indexados nas bases de dados nos anos de 2009 a 2019, em língua portuguesa, com o objeto de estudo semelhante ao tema estudado. Os resultados demonstraram que a maior incidência de fratura de fêmur esta relacionada a mulheres, em uma idade media de 75 anos, com uma variação de três a quatro mulheres para cada homem, entre os 60 e 70 anos. Conclui-se que a presença do enfermeiro como elemento agregador de grande importância participativa do cuidado ao idoso, desde o diagnóstico da fratura até a alta terapêutica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/265
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Meiriodaich_Alves_0002195.pdf483.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.