Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2712
Título: Sistema construtivo monolítico: revisão sistemática das vantagens frente ao sistema construtivo convencional de alvenaria.
Autor(es): Coutinho, Maycol Moreira (Orientador)
Paula, Gustavo Silva de
Araújo, Tiago Fernandes de
Palavras-chave: Sistema construtivo monolítico
Inovação
Sustentabilidade
Data do documento: 12-Jun-2023
Citação: PAULA, Gustavo Silva de; ARAÚJO, Tiago Fernandes de. Sistema construtivo monolítico: revisão sistemática das vantagens frente ao sistema construtivo convencional de alvenaria. Orientador: Maycol Moreira Coutinho. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: O sistema construtivo monolítico EPS (poliestireno expandido) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção civil, sendo mais uma técnica construtiva inovadora que surgiu nos últimos anos no Brasil com foco na sustentabilidade. O presente trabalho irá apresentar um estudo comparativo, teórico e bibliográfico do sistema construtivo EPS monolítico com o objetivo de divulgar e difundir este novo material no mercado da construção civil. Os fornecedores do sistema construtivo monolítico garantem que ele proporciona inúmeros benefícios para os projetos, como aumento de produtividade, agilidade, menor custo de execução, propriedades térmicas e acústicas superiores quando comparado à alvenaria convencional, resultando em melhores características construtivas. A pesquisa bibliográfica foi baseada em estudos descritivos e exploratórios, estabelecendo uma ligação direta entre as construções, com a triagem e seleção dos trabalhos encontrados nos repositórios de algumas universidades do Brasil. Este trabalho examinou o sistema construtivo EPS monolítico, comparando-o com o método convencional de alvenaria, destacando as principais vantagens e benefícios do sistema para a sociedade. Na base de dados de pesquisa, foram captados 43 trabalhos para estudos preliminares, onde foram excluídos 27 trabalhos por não se adequarem ao tema proposto deste estudo, resultando em 15 trabalhos selecionados para a construção da revisão de literatura. Com base nos estudos feitos, foi possível perceber muitas vantagens que o sistema construtivo em EPS pode trazer para a construção civil, podendo se destacar, agilidade e praticidade nas construções. Contudo, fica evidente que no Brasil é preciso entender um pouco mais sobre as novas tecnologias no mercado da construção civil, onde o método tradicional é muito engessado, devido ao caráter cultural conservador dos indivíduos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2712
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Silva de Paula_ Tiago Fernandes de Araújo.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.