Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2714
Título: Utilização de concreto reciclado em blocos de enchimento da laje treliçada: vantagens sustentáveis.
Autor(es): Torres, Natália Gonçalves (Orientador)
Cunha, João Paulo Pires da
Silva, Thomas Jefferson Matias da
Palavras-chave: Blocos de enchimento de concreto
Sustentabilidade
Resíduos sólidos
Data do documento: 12-Jun-2023
Citação: CUNHA, João Paulo Pires da; SILVA, Thomas Jefferson Matias da. Utilização de concreto reciclado em blocos de enchimento da laje treliçada: vantagens sustentáveis. Orientador: Natália Gonçalves Torres. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Blocos de enchimento da laje treliçada são elementos inertes cujo objetivo é a vedação dos espaços entre as vigotas treliçadas, e, por fim, a diminuição da quantidade de concreto utilizado na mesma, diminuindo seu peso próprio e permitindo que ela vença vãos maiores. Esses elementos são mais comuns com o material de EPS e cerâmico. Neste trabalho será proposto uma opção mais sustentável e de reutilização de resíduos sólidos que são gerados e descartados nas obras da construção civil e em fábricas de pré-moldados. Será apresentado o bloco de concreto reciclado. Uma opção que será cada vez mais viável, notando-se a escassez de insumos necessários para produzir os elementos de enchimento feitos em EPS, que é feito a partir do petróleo e o cerâmico, que é feito a partir da argila, ou seja, feitos a partir de materiais finitos na natureza, sendo cada vez mais necessário opções que reutilizem e reciclem os resíduos gerados com os materiais já extraídos. Diante deste problema foi desenvolvido testes com blocos produzidos com agregados reciclados que substituem o agregado graúdo convencional, no caso a brita. Foram desenvolvidos três traços, além do convencional. O primeiro com substituição de 25% (vinte e cinco por cento) do agregado convencional pelo reciclado, o segundo com substituição de 50% (cinquenta por cento) e o terceiro com substituição de 75% (setenta e cinco por cento). E os objetivos dos testes foram verificar a resistência à compressão, absorção de água e “slump teste” do concreto. Os resultados de resistência foram favoráveis apenas com os blocos produzidos com 25% e 50% (vinte e cinco e cinquenta por cento) de agregado reciclado. Já nos testes de absorção de água e “slump teste” todos foram favoráveis. Verificou-se então que esses blocos de enchimentos, de acordo com suas características obtidas, podem ser mais uma opção sustentável e viável para ser um elemento de enchimento da laje treliçada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2714
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Paulo Pires da Cunha_ Thomas Jefferson Matias da Silva.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.