Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2715
Título: Endodontia minimamente invasiva: revisão de literatura.
Autor(es): Lima, Stella Maris de Freitas (Orientador)
Cardoso, Aldenora Luciane Freire
Palavras-chave: Acesso endodôntico
Minimamente invasivo
Tratamento endodôntico
Data do documento: 6-Jul-2023
Citação: CARDOSO, Aldenora Luciane Freire. Endodontia minimamente invasiva: revisão de literatura. Orientador: Stella Maris de Freitas Lima. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: Nos últimos anos, as diversas formas de acesso endodôntico geraram discussões acadêmicas. O acesso minimamente invasivo ganhou destaque, visto que, traz como foco tratamento endodôntico com intervenções que reduzem o preparo da cavidade de acesso, preservando estrutura dental, e potencialmente melhorando a resistência a fraturas. No entanto, surgem alguns questionamentos quanto à veracidade desses benefícios, se a eficácia e a eficiência resultantes dos procedimentos subsequentes ao tratamento do canal radicular podem comprometer o sucesso do tratamento. Aspectos como detecção do canal, manobras de desbridamento químico-mecânico do sistema de canais radiculares e qualidade da obturação devem ser analisados. Esta revisão da literatura tem como objetivo apresentar uma visão abrangente do desenvolvimento da cavidade de acesso endodôntico minimamente invasivo, seus desafios, consequências e impactos no tratamento endodôntico. Para o propósito deste estudo, realizou-se uma análise bibliográfica nas bases de dados PubMed, Scielo, Springe e análise nas revistas Journal of Endodontics (JOE), International Endodontic Journal (IEJ), onde foram selecionados artigos publicados em inglês e português. Perante o exposto, a endodontia minimamente invasiva não apresenta uma relação risco/benefício favorável e ainda há uma série de pontos a serem elucidados, visto que, os estudos não comprovam a resistência à fratura e abordam falhas em algumas etapas do tratamento, como a localização dos canais e desinfecção.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2715
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aldenora Luciane Freire Cardoso.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.