Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2718
Título: Resistência bacteriana à antibióticos em pacientes com infecção do trato urinário.
Autor(es): Veiga, Joel Paulo Russomano (Orientador)
Barbosa, Yasmin Azevedo
Palavras-chave: Doenças urológicas
Farmacorresistência
Resistência microbiana a medicamentos
Data do documento: 16-Abr-2024
Citação: BARBOSA, Yasmin Azevedo. Resistência bacteriana à antibióticos em pacientes com infecção do trato urinário. Orientador: Joel Paulo Russomano Veiga. 2022. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Objetivos: Compreender a existência de resistência bacteriana a antibióticos em infecções do trato urinário (ITUs), bem como quais medicamentos essas bactérias têm mais resistência e identificar os grupos mais acometidos por essa infecção, além dos principais agentes causadores. Assim, esse trabalho busca expor a alta prevalência de ITUs e de resistência bacteriana, bem como oferecer formas de reduzir os danos ocasionados por estes problemas aos pacientes. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, baseada na análise de artigos utilizando descritores e estratégia: “Urinary Tract Infection Antibiotic Resistance” AND “Brazil” AND "Antibiotics". Os artigos selecionados foram publicados nos últimos doze anos, disponíveis nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Biblioteca Cochrane e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Não houve restrição de idiomas, sendo selecionados estudos internacionais e nacionais de forma qualitativa. Resultados: Foram encontrados 55 artigos, dentre eles oito foram selecionados. Conclusão: Devido à alta prevalência de infecções do trato urinário no Brasil e no mundo, principalmente em mulheres, podendo acometer indivíduos de qualquer idade e ambos os sexos, muitos pacientes fazem uso de antibióticos de forma empírica, sem prescrição médica e em muitos casos sem que houvesse qualquer indicação clínica. Com isso, há um uso exacerbado e irresponsável de antibióticos, o que acentua a farmacorresistência bacteriana. Embora todas as bactérias sejam capazes de desenvolver resistência, vários estudos sugerem que é possível reverter a resistência aos antibióticos se o medicamento ao qual as bactérias são resistentes for removido do ambiente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2718
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yasmin Azevedo Barbosa_parcial.pdf73.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.