Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2719
Título: Impactos da pandemia por COVID-19 em pacientes com Doença de Crohn.
Autor(es): Petter, Jobe (Orientador)
Dias, Gabriel Inácio Batista
Pinto, Giovanna de Almeida
Palavras-chave: Doença de Crohn
Sintomas
Tratamento
Data do documento: 16-Abr-2024
Citação: DIAS, Gabriel Inácio Batista; PINTO, Giovanna de Almeida. Impactos da pandemia por COVID-19 em pacientes com Doença de Crohn. Orientador: Jobe Petter. 2022.15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica das camadas da parede intestinal que pode acometer desde a boca até o ânus. O quadro clínico é caracterizado por períodos de doença ativa com sintomas gastrointestinais, dores abdominais, perda ponderal e sangramento retal, dependendo da região acometida e períodos de remissão. O tratamento da doença consiste em acompanhamento regular do quadro clínico do paciente, uso de corticosteroides e imunossupressores. Contudo, a pandemia por COVID-19 impactou diretamente na continuidade da assistência aos portadores da doença de Crohn, implicando em diminuição da frequência de consultas necessárias ao tratamento adequado e, acarretando aumento do número de exacerbações da fase aguda da doença, aumento de sintomas e evolução da doença.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2719
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Inácio Batista Dias_Giovanna de Almeida Pinto.pdf435.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.