Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2726
Título: Efeitos na osseointegração em pacientes tabagistas: os riscos de perda de implante em casos do uso contínuo do tabaco.
Autor(es): Gaze, Vinícius de Abreu Mussa (Orientador)
Castro, Lucas Sousa de
Palavras-chave: Implantes
Osseointegração
Tabagismo
Data do documento: 6-Jul-2023
Citação: CASTRO, Lucas Sousa de. Efeitos na osseointegração em pacientes tabagistas: os riscos de perda de implante em casos do uso contínuo do tabaco. Orientador: Vinícius de Abreu Mussa Gaze. 2023. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: A osseointegração é denominada pela conexão direta e permanente entre osso vital e o implante de titânio, sem a apresentação de tecido fibroso entre a interface osso-implante. Após a descoberta da osseointegração, foi possível o tratamento de áreas edêntulas utilizando essa técnica. Os implantes foram uma grande evolução na odontologia, esse método de reabilitação devolve a funcionalidade e estética ao paciente. O sucesso com o tratamento de implante vem mostrando uma alta taxa de sucesso com passar dos anos, porém existem condições sistêmicas e locais que variam de acordo com o paciente, na qual podem interferir na osseointegração, levando a perda do implante. Um dos dificultadores para que haja o sucesso desse método reabilitador é o tabagismo, pois seus efeitos causam a redução do fluxo sanguíneo que são responsáveis por influenciar negativamente a sobrevida do implante dental, atrapalhando tanto na sua cicatrização como em sua permanecia após sua colocação. É de suma importância o Cirurgião Dentista informar os pacientes que fazem o consumo do tabaco e alertar os riscos tanto a saúde como ao implante. Um protocolo deve ser recomendado ao paciente, para que haja a abstenção do vicio antes e após a cirurgia do implante, para que não tenha um aumento de falhas na ancoragem do implante e na sua longevidade. O presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura atual almejando sanar duvidas sobre o impacto do consumo do tabaco em relação a taxas de sucesso de implantes osseointegrados, os efeitos do tabaco na peri-implatite. A metodologia realizada por meio das fontes PUBMED e SCIELO, sendo selecionados 14 trabalhos para realização da revisão, foram utilizados revisão sistemática com meta-análise e revisão de literatura. Em conclusão foi observado que o consumo continuo do tabaco pode interferir na osseointegração, devido ao processo de vasoconstrição causada pelo consumo do tabaco, podendo levar a perda do implante, é recomendado um protocolo para instalação de implantes em paciente tabagistas, para um melhor sucesso do implante.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2726
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Sousa de Castro.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.