Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2806
Título: O uso de imunoterapia para o tratamento da dermatite atópica canina.
Autor(es): Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Farias, Bianca Martins de Souza
Palavras-chave: Alergia
Prurido
Alérgenos
Data do documento: 22-Abr-2024
Citação: FARIAS, Bianca Martins de Souza. O uso de imunoterapia para o tratamento da dermatite atópica canina. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: A dermatite atópica canina (DAC) é uma doença alérgica, de caráter crônico, inflamatória e pruriginosa que tem acometido cada vez mais cães geneticamente predispostos. Sua patogênese é complexa e ainda mal esclarecida, sabe- se que a não integridade da barreira cutânea e a presença de alérgenos ambientais geram uma reação de hipersensibilidade do tipo I mediada principalmente por IgE. A DAC não tem cura, sendo necessário o tratamento por toda a vida do animal para controle dos sinais clínicos. Dentre os diversos tratamentos existentes, a imunoterapia vem ganhando destaque devido aos poucos efeitos adversos e a maior capacidade de prevenir uma nova reação alérgica, diminuindo a sintomatologia, e oferecendo mais qualidade de vida aos pacientes. As vias de administração mais utilizadas para a imunoterapia é a via subcutânea através de injeções e a sublingual feitas com um spray oral.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina Veterinária, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2806
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Martins de Souza Farias.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.