Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2819
Título: Tratamento de ferida com cicatrização por segunda intenção em um cão: relato de caso.
Autor(es): Silva, Lorena Ferreira (Orientador)
Silva, Denise de Carvalho
Palavras-chave: Lesões
Dermatite ulcerativa
Cicatrização por segunda intenção
Data do documento: 22-Abr-2024
Citação: SILVA, Denise de Carvalho. Tratamento de ferida com cicatrização por segunda intenção em um cão: relato de caso. Orientador: Lorena Ferreira Silva. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: A pele, órgão mais extenso do cão, está continuamente exposta a fatores que podem causar lesões. As feridas podem ser classificadas de acordo com o grau de contaminação e cicatrização. O tratamento das lesões pode incluir a utilização de soro fisiológico para higienização, cicatrizantes, antibióticos, antifúngicos, analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, há abordagens terapêuticas alternativas, como o uso de açúcar cristal, que é um cicatrizante com propriedades bacteriostática e antimicrobiana. Foi relatado o caso de uma cadela sem raça definida, de cinco anos de idade, com extensa ferida cutânea pelo tórax e abdômen, com prurido e secreção acentuada. Decidiu-se adotar a cicatrização por segunda intenção, após a estabilização do animal, um tratamento mais econômico, que consistiu na utilização de açúcar cristal, spray a base de tartarato de ketanserina e asiaticosídeo e pomada a base de colagenase, analgésico, anti-inflamatório e antibiótico. Como consequência da ferida, o animal teve perda cutânea severa e da mama abdominal caudal direita, mas com base nesse tratamento, a lesão principal, após oito semanas, encontrava-se completamente cicatrizada, e como resquício da lesão observou-se retração cutânea, com presença de uma cicatriz regional. O uso do açúcar, que é considerado um antimicrobiano com amplo espectro de ação, pode ser utilizado em casos de feridas cutâneas, em associação a outros medicamentos. Entretanto, é indispensável que em casos de feridas muito extensas ou infectadas, que se tenha atenção especial na limpeza e troca dos curativos, além da utilização de tratamentos coadjuvantes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina Veterinária, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2819
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denise de Carvalho Silva.pdf581.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.