Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2824
Título: A importância da eletroquimioterapia no tratamento de carcinoma de célula escamosa em cão: relato de caso.
Autor(es): Ferreira, Ana Raquel de Araújo (Orientador)
Ramos, Hamilton Portela
Palavras-chave: Cão
CCE
Eletroquimioterapia
Data do documento: 22-Abr-2024
Citação: RAMOS, Hamilton Portela. A importância da eletroquimioterapia no tratamento de carcinoma de célula escamosa em cão: relato de caso. Orientador: Ana Raquel de Araújo Ferreira. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: As neoplasias de origem epitelial representam aproximadamente 50% dos casos encontrados na espécie canina, sendo uma parte significativa oriunda dos tecidos cutâneos, a exemplo do carcinoma de célula escamosa (CCE). Possui maior incidência em animais de pele hipopigmentada, desprovida de cobertura pilosa, ou ainda em animais de pouco pelo e que são expostos, excessivamente, a radiação solar, que é elencada como principal o fator predisponente. Sinais clínicos como lesões eritematosas, descamação, hipotricose ou alopecia, erosões ou ulcerações hemorrágicas caracterizam o quadro patológico de CCE que tem alto potencial invasivo, se comparado ao metastático. O diagnóstico é obtido pelo exame histopatológico, com investigação de exames de imagem para o completo estadiamento. O prognóstico pode ser desde favorável a reservado, a depender da extensão do tumor e local do acometimento. A paciente descrita neste trabalho refere-se a uma cadela Pitbull, cujo tratamento se deu com a associação de fármacos, extirpação cirúrgica da neoplasia e a eletroquimioterapia (EQT). Um tripé que obteve resultado promissor à vida animal, devido ao seu prognóstico favorável. O presente estudo de caso, teve uma abordagem qualitativa associada a pesquisa bibliográfica, cujo objetivo foi relatar um caso de carcinoma de célula escamosa (CCE) em uma cadela Pitbull, inteira, com 4 anos e 9 meses de idade, sem metástase disseminada nos órgãos internos e linfonodos regionais, bem como, os procedimentos empenhados para o diagnóstico e tratamento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina Veterinária, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2824
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hamilton Portela Ramos.pdf625.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.