Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2868
Título: Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor pelo uso excessivo de telas na infância.
Autor(es): Gomes, Carlos Eduardo Mendes (Orientador)
Ramos, Evellyn Thauany Gomes
Moroni, Jade Torres Goldfeld Neiva
Palavras-chave: Criança
Tempo de tela
Tecnologia
Data do documento: 24-Abr-2024
Citação: RAMOS, Evellyn Thauany Gomes; MORONI, Jade Torres Goldfeld Neiva. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor pelo uso excessivo de telas na infância. Orientador: Carlos Eduardo Mendes Gomes. 2023. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: O objetivo do presente estudo é entender os efeitos do uso excessivo de telas na infância e suas consequências, uma vez que se faz necessário compreender, inicialmente, suas repercussões para que, posteriormente, se desenvolvam estratégias para reduzir dos impactos na saúde das crianças e para orientar dos pais e/ou responsáveis sobre medidas de controle quanto ao tempo de tela. Método: trata-se de uma revisão literária, onde foi empregada a estratégia PICO para formular a seguinte pergunta norteadora: “Quais as consequências do uso de telas em excesso na infância?". Ademais, foram utilizadas as seguintes bases de dados: MEDLINE/PuBMeD, Scientific Electronic Library Online (SciELO), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Foi constatado que, nos últimos anos, as crianças têm, cada vez mais precocemente, o contado com dispositivos, tipo ecrã ou tela, o que vem proporcionando um aumento, significativo, no retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, evidenciado pelo atraso na fala principalmente, e de problemas psicológicos, vivenciados por crianças e adolescentes que relatam um tempo de uso dos dispositivos maior do que o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), como: altas taxas de depressão, ansiedade e distúrbios do sono. Conclusão: É importante que os pais e cuidadores estabeleçam limites e horários para o uso de dispositivos eletrônicos, conforme orientado pelos médicos e por diretrizes, como a da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), para as crianças e adolescentes, incentivando, concomitantemente, a realização de atividades físicas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2868
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evellyn Thauany Gomes Ramos_Jade Torres Goldfeld Neiva Moroni_parcial.pdf147.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.