Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2940
Título: Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN): complicações obstétricas e neonatais.
Autor(es): Avancini, Renata Vasques Palheta (Orientador)
Paiva, Ana Clara Moreira
Barreto, Marília Albuquerque
Palavras-chave: Síndrome de abstinência neonatal
Recém-Nascido
Complicações na gravidez
Data do documento: 26-Abr-2024
Citação: PAIVA, Ana Clara Moreira; BARRETO, Marília Albuquerque. Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN): complicações obstétricas e neonatais. Orientador: Renata Vasques Palheta Avancini. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Resumo: A Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN) impacta recém-nascidos expostos a substâncias viciantes durante a gestação, gerando complicações como parto prematuro, baixo peso e problemas respiratórios. Sintomas como irritabilidade, tremores e dificuldade para se alimentar são comuns, demandando tratamento especializado para mitigar essas complicações e garantir o bem-estar do bebê. O estudo, por meio de revisão de 48 artigos recentes, enfocou as complicações obstétricas e neonatais da SAN, destacando a relação entre o uso de drogas e problemas no sistema nervoso, cardiovascular e respiratório, podendo levar à morte precoce dos recém-nascidos. Subtemas identificados incluíram o uso de drogas, a importância do pré-natal na redução dos efeitos adversos das substâncias, complicações obstétricas, fetais e neonatais, além de tratamentos farmacológicos e não farmacológicos. A categoria predominante foi "Drogas de abuso/recreação", com ênfase em opiáceos, seguida por aspectos relacionados às complicações obstétricas prolongadas e graves. O estudo ressaltou a necessidade de cuidados pré-natais adequados para detectar e prevenir a SAN, evidenciando a falta de atenção em muitas gestantes usuárias, resultando em desfechos adversos para os bebês. Além disso, apontou a importância de abordagens multidisciplinares para diagnosticar a SAN, dada a crescente prevalência do uso de drogas e seus efeitos de longo prazo ainda pouco compreendidos. Estratégias de cuidado social são fundamentais, tanto na atenção primária quanto hospitalar, para reabilitar sem julgamentos e fortalecer os laços entre mãe e filho afetados pelo uso de substâncias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2940
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Clara Moreira Paiva_Marília Albuquerque Barreto_parcial.pdf251.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.