Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3007
Título: Os impactos do diagnóstico tardio de autismo: uma revisão integrativa de literatura.
Autor(es): Menezes, Júlia Salles (Orientador)
Abreu, Lorrany Beatriz Urias de
Palavras-chave: Diagnóstico tardio
Transtorno do espectro autista
Autismo
Data do documento: 31-Jul-2024
Citação: ABREU, Lorrany Beatriz Urias de. Os impactos do diagnóstico tardio de autismo: uma revisão integrativa de literatura. Orientador: Júlia Salles Menezes. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Psicologia) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024.
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta sinais desde a infância, como prejuízos na comunicação e interações sociais e comportamentos de interesse restritivo e repetitivo. O diagnóstico tardio tem demonstrado realidade perante a adultos que sempre foram vistos como crianças diferentes. O presente estudo pretende responder quais são os impactos causados pela falta do diagnóstico durante a infância e avaliar quais os prejuízos do diagnóstico tardio. Nesse sentido, é importante salientar que o diagnóstico tardio de autismo dificulta os possíveis tratamentos e terapias que auxiliam no desenvolvimento das pessoas com TEA (tanto cognitivo quanto emocional). A hipótese é que o diagnóstico tardio dificulta os possíveis tratamentos e terapias que auxiliam no desenvolvimento das pessoas com TEA. O trabalho utilizou a metodologia de revisão integrativa de literatura composta por critérios de exclusão e inclusão baseados no protocolo PRISMA. Os resultados apontaram 10 artigos condizentes com o tema que auxiliaram na revisão, os quais foram relatados em texto, onde foi possível constatar que o diagnóstico tardio está conectado com o fato de mascarar os sintomas como também o diagnóstico de outros transtornos. Conclui-se que os artigos fomentam a importância de pesquisar sobre a temática e compreender quais são as dificuldades e apoios que a pessoa autista necessita.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Psicologia, 2024.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3007
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorrany Beatriz Urias de Abreu.pdf439.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.