Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3015
Título: A atuação profissional do psicólogo hospitalar em unidades de terapia intensiva adulto: revisão integrativa de literatura.
Autor(es): Melo, Narjara Tamyres Pedrosa (Orientador)
Alves, Gabriela Cristina Magalhães
Palavras-chave: Psicólogo hospitalar
Unidade de terapia intensiva
Humanização
Data do documento: 31-Jul-2024
Citação: ALVES, Gabriela Cristina Magalhães. A atuação profissional do psicólogo hospitalar em unidades de terapia intensiva adulto: revisão integrativa de literatura. Orientador: Narjara Tamyres Pedrosa Melo. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Psicologia) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024.
Resumo: A atuação do psicólogo hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de extrema importância, pois esses ambientes são caracterizados por situações de grande estresse e vulnerabilidade emocional, tanto para os pacientes quanto para seus familiares e para a equipe multidisciplinar. Desse modo e na busca de ceder uma série de significações e saberes articulados, a proposta deste estudo foi descrever a prática profissional do psicólogo hospitalar no contexto das UTIs adulto com base na literatura acadêmica. Logo, buscou-se compreender a importância deste especialista neste âmbito do hospital, sistematizando sua atuação junto à tríade (paciente - família - equipe) e verificando como essa prática pode contribuir para os aspectos de humanização nesse contexto. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, em que se realizou uma revisão de literatura integrativa sobre o tema de interesse, na qual os resultados evidenciaram que o papel do psicólogo na UTI adulto é, de fato, crucial, pois oferece suporte emocional e psicológico de forma ampliada tanto para os pacientes quanto para suas famílias e a equipe multidisciplinar, diante as demandas manifestadas devido ao processo de internamento e, principalmente, com relação aos estigmas e sentimentos associados; ao processo de visita familiar; e a morte; também promove a comunicação eficaz e a assistência integralizada, contribuindo para o bem-estar geral e a qualidade dos cuidados oferecidos para todos os envolvidos nesse ambiente crítico, de uma forma mais humanizada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Psicologia, 2024.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3015
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Cristina Magalhães Alves.pdf406.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.