Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3024
Título: A cura pela arte: os benefícios terapêuticos da arteterapia para saúde mental da pessoa idosa.
Autor(es): Leite, Rafael Felix (Orientador)
Gomes, Célia Regina de Souza
Palavras-chave: Arteterapia
Saúde mental
Pessoa idosa
Data do documento: 31-Jul-2024
Citação: GOMES, Célia Regina de Souza. A cura pela arte: os benefícios terapêuticos da arteterapia para saúde mental da pessoa idosa. Orientador: Rafael Felix Leite. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Psicologia) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo definir a importância da arteterapia para saúde mental da pessoa idosa através da arte, como instrumento de recurso terapêutico. Por meio da revisão integrativa da literatura, tentou-se encontrar artigos que contemplassem o tema através dos descritores: arteterapia, saúde mental e pessoa idosa. As bases de dados utilizados foram: Scielo, BVS e CAPES. Finalizando a pesquisa com 10 artigos. Os respectivos resultados demonstram que a arte traz benefícios notórios para a pessoa idosa através da pintura, desenho, colagem, entre outros. Um caminho que leva o idoso ao autoconhecimento e percepção de si mesmo. Conclui-se que a arteterapia é pouco ou quase nada reconhecida nos meios acadêmicos e afins. Sugere-se ampliar estudos e pesquisa no tema referido, apesar dos benefícios empíricos encontrados nos artigos utilizados neste trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Psicologia, 2024.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3024
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Célia Regina de Souza Gomes.pdf582.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.