Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3068
Título: Treinamento funcional: benefícios para idosos.
Autor(es): Olher, Rafael dos Reis Vieira (Orientador)
Silva, Henrique Carizzi
Torres, Pedro Henrique
Palavras-chave: Sarcopenia
Treinamento de força
Saúde
Data do documento: 31-Jul-2024
Citação: SILVA, Henrique Carizzi; TORRES, Pedro Henrique. Treinamento funcional: benefícios para idosos. Orientador: Rafael dos Reis Vieira Olher. 2024. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024.
Resumo: Com o envelhecimento, diversos problemas de saúde e comorbidades vão surgindo no indivíduo idoso, e eles são, principalmente, sarcopenia (perca intensa da massa magra), osteoporose(perca da massa óssea), artrite reumatoide, artrose e dentre outras doenças que afetam a saúde e qualidade de vida do idoso, mas por exemplo, a sarcopenia afeta diretamente a capacidade funcional do idoso, e ela é gerada não somente pelo fator fisiológico do envelhecimento mas também pela não prática de atividades físicas(sedentarismo), então o treinamento funcional é algo totalmente essencial para que o idoso possa ter uma melhora de suas capacidades funcionais, se tornando assim, mais independente, conseguindo fazer as tarefas cotidianas sem depender 100% de pessoas próximas. O objetivo dessa revisão bibliográfica foi comprovar a real eficácia do treinamento funcional na melhora da saúde e qualidade de vida do idoso, e para isso foram analisados 80 artigos científicos, mas sendo apenas 26 utilizados para os fins de nossos estudos, porque utilizamos do critério de coerência literária, alguns estudos tinham uma amostra muito pequena e não tiveram uma análise tão precisa, mas no geral, de todos os estudos que realizamos, revisões de obras, a grande maioria apontou para algo em comum, então os principais resultados foram: que o treinamento funcional ajuda nos ganhos de massa muscular, força muscular, diminuir a perda de massa óssea, aumenta a quantidade minerais nos ossos e no sangue, diminui o percentual de gordura, ajuda a controlar o colesterol, melhora o equilíbrio e a capacidade cognitiva do idoso, além de deixar o coração mais eficiente e mais forte , evitando ou tratando doenças cardíacas como a hipertensão arterial, então no geral, o treinamento funcional e treinamento de força(musculação) ajudam não só na manutenção de saúde mas também em uma melhora significativa das capacidades funcionais do idoso.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Educação Física, 2024.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3068
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Carizzi Silva_Pedro Henrique Torres.pdf427.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.