Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3238
Título: A telerradiologia como ferramenta de equidade de oferta de serviços de saúde: uma revisão de escopo.
Autor(es): Petter, Jobe (Orientador)
Fernandes, Sara Tavares
Palavras-chave: Telemedicina
Telerradiologia
Acesso universal aos serviços de saúde
Data do documento: 18-Dez-2024
Citação: FERNANDES, Sara Tavares. A telerradiologia como ferramenta de equidade de oferta de serviços de saúde: uma revisão de escopo. Orientador: Jobe Petter. 2024. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024.
Resumo: Objetivos: O principal objetivo da presente revisão de escopo se encontra em apontar os benefícios de sistemas de telerradiologia e seu impacto nos sistemas de saúde. Especificamente, na compreensão do favorecimento da equidade no acesso em regiões de acesso limitado, verificação de eficácia e comparação da eficiência proporcionada em relação a radiologia tradicional. Metodologia: Obedecendo o método para revisão de escopo Joanna Briggs Institute (JBI) e a declaração PRISMA Scope Review (PRISMA ScR), por meio do uso dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), foi realizada busca com os termos (((Health Services) AND (Teleradiology)) AND (Equity in Access to Health Services)) nas bases de dado PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e CAPES periódicos. Foram encontrados ao todo 79 artigos e destes selecionados 9 para a confecção da revisão, além disso, foram anexados mais 5 arquivos para análise de literatura cinzenta, totalizando 14 documentos incluídos. Resultados: Os principais achados consistiram na equidade no acesso à saúde, acesso ao diagnóstico, redução de custos, redução do tempo de diagnóstico, melhorias na qualidade do diagnóstico e atendimento. Em particular, os estudos mostram que países de média renda, como o Brasil, ainda enfrentam desafios relacionados à infraestrutura e regulamentação. Conclusão: A correlação de dados internacionais com as tendências da telemedicina nacional, possibilita inferir que tais benefícios poderiam ser replicados no Brasil, impactando positivamente o sistema de saúde na promoção da equidade e melhoria da qualidade no atendimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2024.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3238
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara Tavares Fernandes_parcial.pdf185.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.