Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3314
Título: A responsabilidade do Estado na implementação da vacinação obrigatória em favor da saúde pública.
Autor(es): Costa, Andrea de Araújo (Orientador)
Marinho, Elias de Sá
Palavras-chave: Vacinação obrigatória
Saúde pública
Responsabilidade estatal
Data do documento: 18-Dez-2024
Citação: MARINHO, Elias de Sá. A responsabilidade do Estado na implementação da vacinação obrigatória em favor da saúde pública. Orientador: Andrea de Araújo Costa. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024.
Resumo: Desde o início da implantação da vacina na sociedade a obrigatoriedade da vacina divide opiniões. Contudo, mesmo sendo um dos métodos mais eficazes para garantir um combate forte e duradouro de doenças contagiosas por vírus, a baixa adesão a esse sistema de imunização tem crescido por diversos fatores. Nesse sentido surgem dois questionamentos ao tema, a vacinação obrigatória efetivamente estaria amparada a respaldo jurídico, e se seria de responsabilidade do Estado promover a obrigatoriedade em prol da saúde pública. No presente trabalho também serão discutidos argumentos éticos e legais que amparam a obrigatoriedade da vacinação como forma de combate a doenças imunobiológicas. O foco deste trabalho é analisar a preponderância dos direitos coletivos em prol dos direitos individuais, onde as ações do Estado buscam garantir e resguardar o direito à saúde e a vida da população.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Direito, 2024.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3314
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elias de Sá Marinho_parcial.pdf87.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.