Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3437
Título: A flexibilização da impenhorabilidade de verba salarial.
Autor(es): Ribeiro, Rodrigo Costa (Orientador)
Anjos, Lívia Sousa dos
Palavras-chave: Impenhorabilidade
Mitigação
Salário mínimo
Data do documento: 18-Dez-2024
Citação: ANJOS, Lívia Sousa dos. A flexibilização da impenhorabilidade de verba salarial. Orientador: Rodrigo Costa Ribeiro. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024.
Resumo: Ao fixar o rol de bens impenhoráveis, o CPC de 2015 indicou que remunerações recebidas abaixo de 50 salários mínimos seriam impenhoráveis em relação às prestações não alimentícias, com fulcro nos princípios da menor onerosidade e dignidade da pessoa humana. Isso desencadeou discussões acerca da necessária ponderação entre alguns princípios que regem a execução, indicando a hipótese de mitigação da regra disposta no §2o do art. 833 do CPC. O objetivo central deste artigo é analisar, sob a ótica jurisprudencial atual e da doutrina, as razões que possibilitam a flexibilização da impenhorabilidade de verba salarial, à luz da promoção da efetiva execução cível. Assim, foi possível obter a conclusão de que é possível mitigar a regra da impenhorabilidade de valores percebidos abaixo de 50 salários mínimos, desde que a medida não comprometa a subsistência digna do devedor e de sua família, cabendo ao juiz a análise individualizada dos casos concretos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Direito, 2024.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3437
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lívia Sousa dos Anjos_parcial.pdf107.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.