Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3444
Título: Manejo do filhote canino com fenda palatina: revisão de literatura.
Autor(es): Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Silva, Maria Izabel de Souza Leão e
Palavras-chave: Neonato
Palato
Manejo nutricional
Data do documento: 18-Dez-2024
Citação: SILVA,Maria Izabel de Souza Leão e. Manejo do filhote canino com fenda palatina: revisão de literatura. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024.
Resumo: O período neonatal canino é uma fase crítica que abrange desde o nascimento até as duas primeiras semanas de vida. Durante essa fase, os recém-nascidos são extremamente frágeis e dependem de cuidados externos para sobreviver. As atividades dos neonatos se restringem à ingestão de leite, repouso, defecação e micção. Existem malformações congênitas, como a fenda palatina, que podem aumentar o risco de sobrevivência desses filhotes. A fenda palatina é quando há uma comunicação anormal entre a cavidade oral e a cavidade nasal, permitindo a passagem de alimentos e líquidos para a cavidade nasal. O diagnóstico é realizado durante o exame da cavidade oral e/ou por meio da realização de exames complementares, como a radiografia. Sua correção é cirúrgica, onde as técnicas são: técnica de sobreposição de retalho, técnica de Van Langebeck, técnica de retalho de avanço ou retalho rotacional, e próteses, a escolha vai depender do tamanho e do tipo de fenda, das condições do filhote, e ele precisa ter no mínimo 2 meses de idade. Para que ele sobreviva até a idade mínima ele precisará ter um manejo correto, principalmente em relação a alimentação, que por conta da fenda, terá que ser separado da mãe, e passará a se alimentar através de sonda e o leite materno terá que ser substituído, podendo ser utilizado sucedâneos caseiros ou comerciais. Caso o animal consiga realizar a cirurgia, o manejo pós cirúrgico é extremamente importante para o sucesso da cirurgia, sendo necessário seguir as orientações. O prognóstico desse animal vai depender tanto do pré quanto do pós cirúrgico. Palavras-chave: neonato; palato; manejo nutricional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina Veterinária, 2024.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3444
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Izabel de Souza Leão e Silva.pdf2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.