Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/360
Title: Gestão da qualidade em instituições de ensino superior.
Authors: Cruz, Sérgio Ricardo de Freitas (Orientador)
Azevedo, Elisangela Teixeira de
Cavalcante, Rejane Rodrigues Pinto
Costa, Silvana Maria da
Keywords: Ensino superior
Gestão da qualidade
Instituição - ensino
Issue Date: 1-Oct-2020
Citation: AZEVEDO, Elisangela Teixeira de; CAVALCANTE, Rejane Rodrigues Pinto; COSTA, Silvana Maria da. Gestão da qualidade em instituições de ensino superior. Orientador: Sérgio Ricardo de Freitas Cruz. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão de Educação Superior) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O Tema Qualidade tem sido abordado com mais frequência nas últimas décadas, tendo em vista o crescimento acelerado das Instituições de Ensino Superior no Brasil, isso fez com que elas investissem em seus modelos de Gestão a fim de garantir a competitividade. O presente artigo tem por objetivo de apresentar a reflexão sobre Gestão da Qualidade do Ensino Superior no Brasil, as batalhas enfrentadas desde então, o início de uma grande jornada com o apoio dos Decretos e de grandes pensadores que contribuíram efetivamente para a evolução do Ensino Superior no Brasil. A Instituições tem buscado transformações estruturais para acompanhar essas mudanças revolucionárias com a finalidade de descentralizar a autonomia, reduzir a hierarquia, motivar as parcerias e privilegiar o cliente com foco na qualidade, tendo como objetivo de elevar seu potencial e se destacarem frente os desafios que a modernidade oferece. O que no passado não tinha tanta relevância, hoje criou o seu espaço no mercado, o Ensino Superior cresceu significativamente nos últimos anos, com o efeito da Globalização, a evolução tecnológica permitiu uma gama de informações que possibilitam a adoção de métodos de Gestão até mesmo à longa distância. As Instituições adotaram métodos e ferramentas somadas com um conjunto de ações e recursos que as permitiram acompanhar de perto o nível de qualidade. Com a implementação de políticas internas que inovaram o sistema de ensino, sendo o facilitador da Gestão, tornando-se indispensável para a melhoria contínua, tornando possível controlar e comandar a Instituição. Tal evolução e o surgimento de várias Instituições em todo país, possibilitou o acesso àqueles que almejam ingressar no Curso Superior, tornando os cidadãos mais capacitados frente ao mercado de trabalho.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Especialização em Gestão de Educação Superior, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/360
Appears in Collections:Gestão da Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisangela Azevedo_0007676_Rejane Cavalcante_0008477_Silvana Costa_0008472.pdf792.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.