Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/372
Título: Abordagem fisioterapêutica no tratamento do vaginismo Brasília-DF 2019.
Autor(es): Valduga, Luana Vieira Alves (Orientador)
Alcântara, Ana Paula Costa
Bastos, Camila Fernanda Pereira
Palavras-chave: Fisioterapia - pélvica
Vaginismo
Disfunção - sexual
Data do documento: 14-Out-2020
Citação: ALCÂNTRA, Ana Paula Costa; BASTOS, Camila Fernanda Pereira. Abordagem fisioterapêutica no tratamento do vaginismo Brasília-DF 2019.Orientador: Luana Vieira Alves Valduga. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Resumo: O vaginismo é caracterizado por alterações no tônus dos músculos do assoalho pélvico, atingindo principalmente os músculos perineais e os músculos elevador do ânus. A fisioterapia tem papel de extrema importância no tratamento do vaginismo, utilizando diversos recursos auxiliares e exercícios que se baseiam na contração voluntária da musculatura perineal para aumentar fortalecimento muscular da região pélvica, com trabalho de conscientização corporal para melhora na qualidade de vida das mulheres portadoras do vaginismo. Objetivo: Verificar na literatura e mostrar a importância da abordagem fisioterapêutica no tratamento do vaginismo. Métodos: A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas: MEDLINE/PUBMED, LILACS, BIREME, SCIELO e BVS, sobre os danos ocasionados pelo vaginismo e os recursos fisioterapêuticos utilizados para o tratamento. Foram selecionados 12 artigos e apenas 6 se enquadraram no critério de inclusão. Resultados: Os estudos indicaram que a fisioterapia pélvica é importante na melhora do quadro de vaginismo e mostraram que as pacientes submetidas ao tratamento, independente do recurso disponível utilizado, devidamente acompanhadas por um fisioterapêuta, obtiveram melhora no quadro e ausência de perdas. Conclusão: Conclui-se que a fisioterapia possui um papel de alta relevância no tratamento do vaginismo e uma diversidade de recursos utilizados, obtendo efeitos satisfatórios promovendo a melhora na qualidade de vida da paciente. Mas há uma escassez de estudos que comprovem a eficácia da fisioterapia no tratamento do vaginismo, necessitando de mais estudos sobre o assunto.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/372
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Alcântara_0003850 _Camila Bastos_0002481.pdf348.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.