Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/374
Título: | A importância da participação em eventos acadêmico científicos de fisioterapia no Distrito Federal: a visão discente e docente. |
Autor(es): | Bulhões, José Renato de Sousa (Orientador) Vieira, Guilherme Sousa Andrade, Sérgio Lucas de Carvalho |
Palavras-chave: | Fisioterapia Educação - saúde Ensino superior |
Data do documento: | 14-Out-2020 |
Citação: | VIEIRA, Guilherme Sousa; ANDRADE, Sérgio. A importância da participação em eventos acadêmico científicos de fisioterapia no Distrito Federal: a visão discente e docente. Orientador: José Renato de Sousa Bulhões. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019. |
Resumo: | A participação em eventos científicos de práticas terapêuticas por estudantes de graduação é importante pois auxilia na vivência clínica, integralidade do conhecimento, construção de pensamentos críticos e amplia a visão do processo patológico ou da disfunção presente no paciente. É na universidade onde se apresenta maior exposição de estudantes a investigadores e pesquisadores que são, na maioria das vezes, discentes de seus respectivos cursos e estão, portanto, participando diariamente da construção da imagem da ciência por meio de representações mentais em docentes que futuramente poderão seguir como pesquisadores. Para tanto, são necessários estímulos institucionais a respeito de organizações de eventos internos no intuito de somar em atualização por parte dos docentes e ampliação de conhecimento aos estudantes, além de instigar a participação de eventos de maior abrangência. O docente, como parte essencial na formação de profissionais tem como obstáculo a superação de um ensino tecnicista limitado a salas de aula, devendo inovar no processo ensino-aprendizagem em que estimule o senso crítico e a formação de profissionais éticos e preparados para as mais diversas situações. Objetivo: Analisar, de acordo com a visão discente e docente, a importância da participação em eventos acadêmicos-científicos em fisioterapia em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal correlacionando com os impactos que poderia gerar. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo realizado com discentes e docentes do curso de fisioterapia do Distrito Federal, resultando em uma amostra total de 199 discentes e 12 docentes. Os dados foram coletados pessoalmente por meio dois tipos diferentes de questionários estruturados e impressos, elaborados um para o docente e outro para discente. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos discentes e dos docentes do curso de fisioterapia reconhecem como muito importante a participação em eventos acadêmico-científicos, porém não são todos que possuem uma participação efetiva nesses eventos, o incentivo dos professores é um fator determinante para seus alunos e o investimento das instituições em relação a organização de eventos científicos internos é um incentivo para crescimento da graduação e atualização profissional. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2019. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/374 |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guilherme_Vieira_0003684_Sérgio Andrade_0003656.pdf | 722.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.